Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, PR, Brazil
Desenho, Design e Artes Visuais.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Móveis através da história (Forniture through History)

Boa Tarde a todos!

Vou postar algumas ilustrações que fiz para um antigo trabalho escolar realizado em 1985, representando alguns móveis desde o renascimento até o modernismo. Todas as ilustrações foram feitas com caneta naquim, em papel sulfurizê, e coloridas com lápis de cor comum pelo verso da folha.


Renascimento.
A partir do ano 1300.
Caadeira de espaldar alto - renascimento

Banqueta - renascimento
Barroco e Rococó
A partir do ano de 1600. O estilo Barroco vem tentar mudar o modo de fazer arte que vinha sendo praticado nos últimos trezentos anos. A idealização e as referências greco-romanas passaram a ser substituídas por temas mais quotidianos. As representações idelalizadas por representações mais realistas. Nos móveis surge o uso de formas mais curvilíneas e torneados.
Cadeira Barroca

Contador do Barroco Espanhol

Aparador Barroco
Cadeira Sheraton - Barroco
Cristaleira no Estilo Adam.
Cama Hepplewhite

Cadeirão Estilo Império - Período Neoclássico

Cadeirão Estilo Império
Romantismo
Virada do Século 18 para o 19. Surge para fazer contraponto ao estilo neoclássico, o móvel romêntico pode ser considerado uma releitura atualizada do barroco e até do final da idade média. O Romantismo negava os ideais renascentistas, considerados pelos românticos frios e pagãos. No romantismo, surge na literatura o resgate de temas medievais e na pintura o de formas mais suaves. Os movimentos de negação da Industrialização - Arts and Crafts e Art Nouveau - , e o movimento neogótico, estão de certa forma afinados com o romantismo.
Interior romântico

Vou colocar aqui também uma ilustração do Estilo Vitoriano, que pode ser considerado um capítulo à parte na história do Mobiliário.

Cadeirões em estilo Victoriano






Móvel Colonial nas Américas
O móvel colonial brasileiro tem influência barroca, enquanto o norte-americano parece-se mais com o que era produzido no Arts and Crafts inglês. Mas o estilo americano é muito mais rústico que o europeu.
Móvel colonial Sul Americano

Móvel Colonial Norte-Americano

Móvel Moderno
Vou postar apenas dois móveis cubistas, que faziam parte daquele trabalho. A principal escola modernista de design foi a Bauhaus.
Móveis em estilo Cubista.

Por hoje é só!





7 comentários:

  1. Bom mesmo colega. Simples mas bem definido!

    ResponderExcluir
  2. Parabens cara. Muito bom, direto num assunto que muito arquiteto designer tem dificuldade. produtos@clami.com.br, meu nome e estevam

    ResponderExcluir
  3. To com dificuldade em fazer tb sobre mobiliario brasileiro e quais influencias ele recebeu no seculo xix e xx. vc poderia me ajudar??

    vaniaandrade09@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer seu trabalho pesquise:
      Industria Cama Patente
      Móveis cimo
      Joaquim Tenreiro
      josé Zanine Caldas
      Sérgio Rodrigues
      Michel Arnoult e
      Unilabor

      Influências:
      O móvel brasileiro colonial teve forte influência barroca, que perdurou até o século XIX, devido a colonização portuguesa. No século XX sofreu influência do Arts and Crafts (tem um artigo aqui no blog) e do modernismo a partir da bauhauss. O design escandinavo também tem boa influência.

      Obrigado pelo interesse e espero ter ajudado.

      Excluir